sexta-feira, 11 de junho de 2021

Campanha “a hipertensão não pode usar máscara”

 

Crachá adquirido através de uma oferta.

Comemorou-se dia 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão, que tem como objetivo divulgar a importância da prevenção, da deteção e do tratamento da hipertensão.

Para assinalar a data, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão e as Farmácias Portuguesas lançaram hoje a campanha de sensibilização «A Hipertensão não pode usar Máscara», que tem como objetivo levar os portugueses a medir a sua tensão arterial.

A hipertensão é a principal causa de doença cardiovascular e de morte prematura em todo o mundo.A prevalência da hipertensão em Portugal em 2013 é de 26.9%, sendo mais elevada no sexo feminino (29,5%) do que no masculino (23,9%), segundo o estudo “A Hipertensão Arterial em Portugal 2013”. A HTA é definida como valores de pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) que se situam, de forma recorrente, acima dos 140 e/ou 90 mmHg, respetivamente.

Quando os valores de pressão arterial estão alterados, é importante saber se o utente toma alguma medicação e se está a cumprir o regime posológico, e ainda reforçar a adoção de medidas não farmacológicas, nomeadamente, a adoção de uma dieta saudável e variada, rica em frutas, vegetais e pobre em gordura, prática regular de exercício físico, manutenção de peso normal (IMC: 18,5-24,9), restrição do consumo excessivo de álcool, diminuição do consumo de sal e cessação tabágica.




Sem comentários:

Enviar um comentário