terça-feira, 14 de setembro de 2021

Cidade do Porto

Pin adquirido através de uma compra.

A cidade do Porto é a segunda maior cidade de Portugal, atrás apenas de Lisboa. Essa cidade, situada no norte de Portugal, na desembocadura do rio Douro, é um lugar muito especial. Quando visitar o Porto saiba que irá descobrir uma cidade com um charme único onde o antigo combina perfeitamente com o contemporâneo, uma cidade cosmopolita e intimista ao mesmo tempo. O Porto é fonte de inspiração, onde aqueles que a visitam acabam sempre por querer voltar!

A estação de São Bento é o local ideal para iniciar a sua visita ao Porto,  a estação irá deixá-lo maravilhado mesmo antes de colocar os pés na cidade. Uma vez na estação, vá ao hall principal para apreciar as paredes com azulejos que retratam a vida quotidiana e a história portuguesa.

No Mercado do Bolhão, construído em 1914, vai encontrar o ambiente de um mercado de uma pequena vila. Vai poder observar os quiosques de madeira, as fontes, os muros em azulejos e, é claro, poderá comprar todos os tipos de alimentos frescos e até mesmo comer num pequeno restaurante.

A Avenida dos Aliados é sempre um belo ponto de partida para qualquer roteiro pela cidade do Porto. Localizado bem no coração da cidade, esta gigante avenida é inevitavelmente o local escolhido para as principais comemorações, festas ou manifestações. Principal centro económico da cidade, e local onde está sediado o emblemático edifício da Câmara Municipal do Porto, a Avenida dos Aliados é um local em constante movimento e onde a mística portuense a está mais viva do que nunca.

A escassos metros da Avenida dos Aliados e da Livraria Lello encontramos a Igreja dos Clérigos onde o principal foco de atenção recai na majestosa torre da igreja, a afamada Torre dos Clérigos. Com 75 metros de altura, esta torre oferece uma das melhores vistas sobre o Porto e em particular sobre o centro histórico da cidade.

A imagem que automaticamente associamos à cidade do Porto é sem dúvida alguma a Ponte D. Luís I. Uma das pontes mais bonitas do mundo e o verdadeiro cartão de visita da cidade foi construída entre 1881 e 1888. As semelhanças com o estilo de Gustavo Eiffel não são descabidas, já que, apesar de não ter sido ele o projetista, foi o mentor de Théophile Seyrig, engenheiro responsável pela construção. A ponte tem uma passagem superior e uma inferior, a superior destina-se à passagem do metro do Porto e a inferior à circulação rodoviária. Tanto na parte superior como inferior existem passagens pedonais. A vista do tabuleiro superior sobre o Rio Douro e sobre a ribeira do Porto e Gaia são soberbas!

 




Sem comentários:

Enviar um comentário