quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Farmácia

 

Pins adquiridos na loja Toga em Viseu. 

Em Portugal, existem farmacêuticos desde 1449, época onde eram conhecidos como boticários. As suas funções centravam-se na preparação oficinal de medicamentos ou substâncias medicamentosas. 

Progressivamente, a atividade do farmacêutico começou a centrar-se cada vez mais no utente, vindo a desenvolver-se serviços de apoio essencialmente à comunidade servida pela farmácia.


Exercem a sua função em diversas áreas: Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Analises Clinicas e Genéticas, Distribuição Farmacêutica, Industria Farmacêutica, Assuntos Regulamentares e Ensino.

A história do ensino farmacêutico em Portugal remonta ao século XVI, com os primeiros cursos para boticários na Universidade de Coimbra, mas foi no início do século passado que foi formalmente reconhecido como ensino superior. 

Atualmente, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas é lecionado em nove instituições de ensino superior que  conferem o grau académico de mestre e a habilitação para exercer a profissão farmacêutica. 





Sem comentários:

Enviar um comentário