sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Associação de Patinagem do Porto

Pin gentilmente oferecido pela Associação de Patinagem do Porto.

Para o desenvolvimento desta modalidade desportiva são indispensáveis recintos com características muito próprias.

Na cidade do Porto e a expensas de particulares, mas com o objectivo de servir o FC Porto é construído em 1914, junto ao campo da Constituição, um ringue que permite a prática de patinagem.

Um pouco mais tarde, em 1917, no Palácio de Cristal, surge um novo espaço e a expansão da modalidade, apesar de circunscrita à pequena e média burguesia, torna-se uma realidade.

A projecção da patinagem e do hóquei em patins, assim como a preocupação pelo estabelecimento das regras principais desta modalidade e a sua divulgação, constituem a razão pela qual o jornal Sporting, sediado no Porto, organiza em Junho de 1922, no Palácio de Cristal, uma Grande Festa de Patinagem. 

O futuro da Patinagem passa, essencialmente, pela capacidade que houver de articular e desenvolver os diferentes níveis de realização. A formação, depende da iniciativa da Associação e do apoio. No âmbito das competências, dos direitos e deveres é necessário que surja um amplo movimento que envolva os técnicos, os dirigentes habilitando-os conscientemente para o desempenho das tarefas que lhes forem cometidas e, simultaneamente, promova sessões de sensibilização junto dos habituais espectadores a fim de se preservar e desenvolver o espírito desportivo. Neste aspecto da questão a disponibilidade da Associação é total. Acredita-se que a formação contínua é a melhor maneira de ultrapassar as dificuldades.


Sem comentários:

Enviar um comentário