A Tuna Universitária do Minho foi fundada a 6 de Maio de 1990, por um irreverente grupo de jovens, unidos pelo gosto pela música e pela alegria do convívio.
A Tuna Universitária do Minho usa o trajo académico da Universidade do Minho, com pequenas alterações aprovadas pela praxe da academia minhota. Adoptou o uso de meias vermelhas, cor da Universidade do Minho, assim como um "bico" da mesma cor sobre os ombros, que já lhe valeram a alcunha de "vermelhinhos", conferindo à Tuna uma identidade muito própria.
Anualmente organizam o FITU Bracara Augusta – Festival Internacional de Tunas Universitárias que reúne, em Braga, cerca de 300 tunos, no mês de Maio, sendo já uma referência no panorama dos festivais de tunas, e também um dos maiores eventos culturais da cidade.
Em Maio de 2000 comemoraram o seu décimo aniversário, tendo este sido assinalado pelo lançamento do CD duplo "Tuna Universitária do Minho", composto por 31 músicas que marcaram o percurso da Tuna desde a sua fundação. Este foi reeditado em 2009. Em 2014 é lançado "Essência", o seu segundo álbum composto por 11 temas que procuram transmitir a essência viva da Tuna.
Sem comentários:
Enviar um comentário