Pin gentilmente oferecido pelo Município do Cartaxo.
Cartaxo é uma cidade que pertence ao distrito de Santarém, afamada pelo Vinho tinto encorpado aqui produzido.
De acordo com a lenda, a cidade deve o seu topónimo à Rainha Santa Isabel que terá começado a chamar "cartaxo" a este lugar por aí existirem muitas destas aves.
A região do Cartaxo foi sempre um importante ponto de passagem para o interior de Portugal, tanto através do Rio Tejo como por terra.
O Cartaxo tem disponível a Rota do Vinho, que também permite visitar quintas, explorações agrícolas e adegas da região.A vinha marca a paisagem natural do Cartaxo, tornando-a sempre nova e diferente de acordo com as estações do ano. As cepas plenas de vida, com a sua folhagem verde a despontar testemunham o princípio da primavera e o renascer dos campos, viçosas e altivas no verão, protegem as uvas que amadurecem em silêncio, vermelhas no fim da colheita ou despidas ao frio do inverno, as vinhas renovam a paisagem e criam cenários sempre diferentes e belos.
A cidade do Cartaxo é caracterizada pelas suas casas rurais que ladeiam edifícios mais modernos, albergando um interessante património, com monumentos como a Igreja Matriz de São João Baptista datada de 1522, a Capela do Senhor dos Passos do século XVI onde estiveram aquarteladas as tropas de Junot em 1808, aquando das Invasões Francesas, o Cruzeiro do Senhor dos Aflitos classificado como Monumento Nacional, a Praça de Touros datada de 1874, e um dos grandes orgulhos da terra, adepta da festa brava, como boa cidade Ribatejana.
Sem comentários:
Enviar um comentário