A Tuna Universitária de Aveiro, conhecida como TUA, foi fundada a 4 de Outubro de 1995, surgindo com o objectivo de unir a academia em prol da música, fomentar e divulgar o espírito académico que se vive na Cidade de Aveiro pelo mundo.
Esta tuna surge da fusão entre as duas tunas que foram estas a Rial Tuna do ISCAA e a TUNGA – Tuna Académica da Universidade de Aveiro. Destas duas Tunas a TUA herdou um vasto repertório musical, que encontra imortalizado em 2 CD’s duplos, 1 DVD e um CD gravado ao vivo.
Tem marcado presença nos principias eventos e festivais de tunas nacionais e internacionais, em que a TUA ao longo destes anos já levou o nome de Portugal e Aveiro a países como Espanha, França, Suiça, Alemanha, Áustria, Hungria, Itália, Eslováquia e também ao Brasil. Merece destaque a sua mais recente presença internacional, nas Comemorações da 1°Républica portuguesa, na câmara municipal de Paris, e na semana da Queima’18 Paris.
Em Portugal, a TUA viaja por todo o país e tem sempre feito parte dos principais festivais Tunas, conquistando na sua história já mais de 200 prémios, dos quais se destacam as inúmeras distinções de “Melhor Tuna” e “Tuna mais Tuna”.
O FITUA – Festival Internacional de Tunas da Universidade de Aveiro, é o principal evento organizado pela TUA que, realizado anualmente, convida Tunas portuguesas e internacionais para mostrar os seus grandes talentos em duas grandes noites de espetáculo, em que música, arte e muita animação são o mote daquele que é dos maiores e melhores festivais do mundo no género e o segundo mais antigo em Portugal, contando já com vinte e nove edições.
"Cantando às belas Tricanas que passeiam pela cidade de Aveiro ou encantando as donzelas por todo o país e arredores, a TUA só por si faz valer bons argumentos para quem quiser pertencer a este grupo".
Sem comentários:
Enviar um comentário