Pins gentilmente oferecidos pelo Município do Montijo.
Montijo é uma cidade que pertence ao distrito de Setúbal, com mistura de zona ribeirinha e de áreas rurais: a zona do estuário, populosa e ligada ao rio Tejo, e a zona da Charneca, mais rural e afastada do litoral.
Com presença humana desde o Paleolítico, “Aldegallega” é o nome primitivo do Montijo. Os habitantes locais, dedicavam-se à exploração de salinas e à produção de vinho, abastecendo Lisboa através de barcas e batéis .
Oferece um vasto e diversificado património religioso que se estende pelas várias freguesias do concelho, onde a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, o Santuário e Igreja da Nossa Senhora da Atalaia e a Igreja de Santo Isidro de Pegões se distinguem pela riqueza dos seus azulejos e pela sua originalidade arquitetónica.
Relevante é ainda o património imaterial através das fortes tradições culturais, tauromáquicas e religiosas que têm o seu ponto alto nas Festas Populares de São Pedro e nas Festas em Honra da Nossa Senhora da Atalaia, com mais de quinhentos anos de existência.
Sem comentários:
Enviar um comentário